quinta-feira, 5 de março de 2009

Catálogos das Bibliotecas Escolares online

O catálogo é um instrumento fundamental no acesso diversificado à informação disponível. No caso da RBE, apresenta como objectivo a possibilidade das escolas importarem registos de apoio à catalogação dos seus fundos documentais, minimizando o trabalho em resultado desta partilha, própria de uma rede como a da RBE.
A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), que reúne cerca de 220 bibliotecas, está a disponibilizar online os catálogos das mesmas, através de um servidor do Ministério da Educação.
Através desta iniciativa os professores e os alunos passam a ter um acesso mais rápido aos documentos existentes na biblioteca das suas escolas e nalguns casos nas outras escolas do seu concelho. O acesso a este acervo pode ser efectuado tanto em ambiente escolar como a partir de casa.
O acesso faz-se directamente através de um atalho colocado no ambiente de trabalho dos computadores escolares com internet, de uma ligação localizada na página, no blogue ou na plataforma da escola ou, ainda, a partir deste sítio no seguinte endereço: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/36.

Mais informações vide: RBE

Sem comentários: