terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Medida polémica sobre voluntariado nas bibliotecas

O Ministério da Educação pretende recrutar professores reformados para, em regime de voluntariado, colaborarem no apoio aos alunos nas salas de estudo, em projectos escolares ou no funcionamento das bibliotecas, entre outras actividades. O trabalho do professor voluntário implica um mínimo de três horas por semana. As áreas de intervenção do professor voluntário incluem ainda o apoio à formação de professores e pessoal não docente, o planeamento e realização de formação para pais, o apoio a visitas de estudo e o envolvimento em projectos de melhoria da sociedade local.

No texto do projecto de despacho, o Secretário de Estado da Educação afirma que o «trabalho dos docentes aposentados se constituirá como uma actividade assente no reconhecimento das suas competências científicas, pedagógicas e cívicas, exercida de livre vontade, sem remuneração, numa prática privilegiada de realização pessoal e social».

A Fenprof já criticou a iniciativa do Governo, afirmando que aquelas actividades «deveriam ser da responsabilidade dos professores no activo», com os quais, no entanto, as escolas «não podem contar». Por outro lado, afirma que a medida «economicista» poderá «remeter para o desemprego jovens professores».

Concordo plenamente com a Fenprof, pois penso que o Secretário não está a ter em conta o número de desempregados que tende a aumentar. Entre os desempregados estão muitos professores e até bibliotecários que aguardam um a oportunidade de emprego. Enfim, é o país que temos ...

Mais informações vide Iol Diário

Sem comentários: