segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Biblioteca Municipal de Almada

Contextualização:

A Biblioteca Municipal de Almada está localizada na Praça da Liberdade, sendo um dos locais mais frequentados e mais central de Almada, faz com que esteja estrategicamente bem localizada na cidade. Tendo em conta o número de habitantes do concelho, cerca de 160 mil, e obedecendo à tipologia do Instituto Português do Livro e da Biblioteca, foi construída uma BM3.

Caracterização:

A biblioteca é composta por três pisos, onde estão distribuídas no Piso 1 - a Sala de Leitura Geral e a Sala Pablo Neruda, no Piso -1 a Sala Infantil, Sala Audiovisuais e o Bar, existe ainda o Piso 0 que é composto pelo Átrio e o Auditório Fernando Lopes-Graça, este apesar de se situar dentro do espaço da biblioteca não é gerido pela mesma.

Seguindo um Roteiro Bibliotecário destacaríamos o seguinte:

A Sala de leitura geral, tem uma área total de 436 m2, e coloca à disposição dos utilizadores monografias e publicações periódicas. Disponibilizam-se dois computadores para consulta da base de dados da biblioteca e três computadores para pesquisas na Internet ou trabalhos no Office, sendo possível também imprimir os trabalhos.

A Secção infanto-juvenil , com uma área total de 330 m2, dispõe de monografias, obras de referência, vídeos, DVD's, CD's, CD-ROM's educativos e alguns títulos revistas direccionadas para os bebés e adolescentes. Neste espaço, as crianças podem encontrar muitos jogos lúdicos, consultar documentos, visionar DVD's e ainda utilizarem dois computadores para consulta de Internet e realizar trabalhos no Office e um computador para consultarem os CD-ROM's educativos. Integradas no mesmo espaço, mas em divisórias diferentes, encontra-se a sala do conto e o atelier.

A Sala de audiovisuais apresenta uma área total de 120 m2, dispõe para empréstimo vídeos, CD's, DVD's e CD-ROM's e dispõe para consulta vários títulos de revistas sobre música e cinema. Neste espaço, os utilizadores podem pesquisar na Internet, fazer trabalhos no Office, efectuar digitalizações, imprimir trabalhos e visionar vídeos e DVD's. Para permitir estes serviços existem quatro computadores, um scanner, dois impressoras, dois vídeos e dois DVD's.

A Sala Pablo Neruda é utilizada para todas as iniciativas temáticas da biblioteca, tais como, exposições, lançamentos de livros, conferências e colóquios.

Para mais informações (visita virtual) clique aqui

Sem comentários: