quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

É possível salvar as bibliotecas em Filadélfia?

Infelizmente, o despoletar da crise desencadeia prejuízos na cultura e consequentemente nas bibliotecas. A cidade de Filadélfia enfrenta um prejuízo no orçamento de 1 bilhão de dólares. O plano de fechar bibliotecas conservaria 8 milhões de dólares. Michael Nutter defendeu este plano que consistia em fechar permanentemente 11 bibliotecas de Filadélfia . Todavia, alguns defensores das bibliotecas e funcionários puseram freio à atitude mencionada, argumentando que a aprovação do conselho da cidade foi requerida.
No conselho, foi defendida a importância das filiais locais das bibliotecas, reforçando-se a disputa que Filadélfia oferece mais posições do que muitas cidades.
Na segunda, Nutter anunciou que 5 filiais já não iam fechar e seriam colocados ao serviço de "grupos com negócios", convertendo-se assim em "Centros de Conhecimento" para a comunidade. Não foram identificados os pólos, mas assegurou-se que permaneceriam o fundo documental e os computadores ,mas antes haveria um fechamento por um período indefenido.
Convém sublinhar que tem havido resistência por parte dos utilizadores. Em harmonia com os Friends group, o Coalition to Save the Libraries tem organizado reuniões que se baseiam numa acusação pessoal contra Michael Nutter.
Em suma, a decisão de fechar bibliotecas está a gerar muita discussão e esperemos que não desistam de anular este plano e procurem outras soluções, pois as comunidades de Filadélfia têm direito à informação e ao conhecimento.

Sem comentários: