terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Futuro da Ciência da Informação in BOBCATSSS'2009

BOBCATSSS é um simpósio anual organizado por um certo número de estudantes das universidades europeias. Este encontro é apoiado por EUCLID (European Association for Library and Information Education and Research) ), já vai na sua 17ª edição e reúne, normalmente, várias centenas de estudantes, docentes e profissionais da área da Ciência da Informação oriundos de todo o mundo. É considerado o mais importante encontro científico anual dos gestores de informação e tem reconhecido valor internacional.

O Encontro Internacional BOBCATSSS’2009, realiza-se este ano na cidade do Porto, entre 28 e 30 de Janeiro de 2009, sobre o tema "Challenges for the New Information Professional" ( «Desafios para o novo profissional da informação»). Neste encontro estarão especialistas de 40 países que vão iniciar um debate sobre o impacto que a crescente utilização de suportes electrónicos terá na gestão da informação em organizações públicas e privadas, bibliotecas, arquivos e centros de documentação. A edição deste ano do BOBCATSSS vai contar com 45 comunicações, 9 workshops e 2 painéis de discussão.

Em declarações à Lusa, Fernanda Ribeiro, docente da Faculdade de Letras e coordenadora do encontro em Portugal, explicou que se trata de «uma iniciativa destinada não a quem produz informação, mas a quem a trata e organiza». «Face aos desafios gerados pelas novas tecnologias da informação, torna-se fundamental repensar a profissão do bibliotecário, arquivista e documentalista, entre outras», acrescentou.

É de sublinhar, por último, que este simpósio foi organizado por estudantes do Curso de Mestrado e do Curso Licenciatura em Ciência da Informação da Universidade do Porto, em parceria com um grupo de estudantes da Universidade de Tampere (Finlândia). A Universidade do Porto será a primeira universidade portuguesa a acolher o BOBCATSSS e a sessão de abertura do encontro será presidida pelo reitor da U.Porto, José Marques dos Santos.

Consulte o sítio do encontro em: http://www.bobcatsss2009.org/

Fonte: Diário Digital (26.01.09)

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho fundamental que a gestão empresarial seja aplicada em nível corporativo através da contratação de empresas especializadas no assunto. Deixo como exemplo a Calandra Soluções - http://www.calandra.com.br/
Obrigado,
Gabriel