sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

10 mitos sobre bibliotecas públicas e bibliotecários

Existem alguns mitos sobre bibliotecas e bibliotecários que por vezes afastam alguns utilizadores da porta de acesso local à informação e ao conhecimento : as bibliotecas. Porém, aconselho a leitura deste artigo e em seguida a visita às bibliotecas públicas. Verá que terá vontade de lá voltar.

1. Os bibliotecários têm muito tempo para ler no trabalho - FALSO. As funções de um bibliotecário são muito variadas: catalogação, indexação e classificação de recursos; acompanhamento e orientação de utilizadores; promoção de iniciativas de difusão da informação, entre outras. Sublinho que convém que os profissionais da informação estejam bem informados sobre o que se passa a nível mundial para proporcionar um melhor serviço aos seus utilizadores. Deste modo , a leitura de jornais e revistas é essencial para o sucesso , no serviço de referência.

2. Todos os bibliotecários são leitores rápidos - FALSO. O bibliotecário, tal como qualquer leitor, tem o seu próprio ritmo de leitura.

3. Os bibliotecários não são fisicamente atractivos - FALSO. Quem sabe se não anda por aí uma bibliotecária parecida com a Angelie Jolie e um bibliotecário parecido com o Tom Cruise?

4. As bibliotecas públicas são somente ocupadas durante o período escolar - FALSO. Durante todo o ano , as bibliotecas tentam atrair os utilizadores com actividades, no âmbito da promoção da leitura. Além disso, as bibliotecas públicas tem outro tipo de utilizadores: adultos, idosos e crianças em idade não escolar.

5. As bibliotecas públicas são somente ocupadas durante o Verão , pois as crianças estão de férias - FALSO. Durante o período escolar são normalmente promovidas visitas de estudo e muitas crianças procuram as bibliotecas como um local de estudo e pesquisa.

6. As bibliotecas são visitadas somente por utilizadores que não têm recursos para comprar os seus próprios livros - FALSO. As bibliotecas públicas disponibilizam uma variedade de serviços , não se restrigindo apenas ao empréstimo. 7. O trabalho da biblioteca é aborrecido - FALSO. Estão a brincar? Um trabalho onde é possível proporcionar informação e o conhecimento aos cidadãos, permitindo o seu desenvolvimento cultural só pode trazer alegrias. Além disso, as bibliotecas são locais onde são promovidas actividades de lazer (visitas de estudo, entrevistas com escritores, hora do conto e etc). Garanto que é muito estimulante utilizar a nossa imaginação e criatividade para promover a leitura e o livro.

8. Usar um computador na biblioteca é inconveniente e complicado - FALSO. Onde mais pode você usar um computador gratuitamente, sem ter de se preocupar com o software, os programas e suas actualizações e anti-vírus. Se a impressora bloquear só necessita de pedir o auxilío de um funcionário e ele resolve o problema. Se tiver dificuldade nas suas pesquisas, basta também pedir a orientação de um profissional da informação. É muito simples!

9. Você tem que esperar eternamente para conseguir um bestseller ou um filme recente - FALSO. Com certeza haverá a preocupação de criar uma lista de interessados no livro ou filme com a respectiva data do pedido. Poderá ter que esperar um pouco, mas lembre-se que a paciência é uma virtude.

10. Os bibliotecários são felizes em seu trabalho. Finalmente, um mito que é VERDADEIRO.

1 comentário:

Gaspar Matos disse...

Concordo em absoluto! Especialmente com o Mito verdadeiro!
Um abraço!