terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Semana rica em inaugurações

A semana passada foi , sem dúvida, uma semana rica em inaugurações de bibliotecas públicas. Sublinhe-se que todas as inaugurações contaram com a presença do Presidente da República que pretendeu reforçar a importância das bibliotecas na sociedade portuguesa e no combate à info-exclusão.

No dia 27 de Novembro, foi inaugurada a Biblioteca Municipal da Guarda, construída na Quinta do Alarcão, no centro da cidade, junto da sede do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), num investimento de cerca de dois milhões de euros. Realce-se que a biblioteca recebeu o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, natural de S. Pedro do Rio Seco, Almeida. O equipamento tem um total de cerca de 130 mil obras e um espaço que acolhe cerca de três mil oferecidas por Eduardo Lourenço. O edifício de três pisos possui auditório, salas para crianças e adultos, depósito livreiro e documental, oficina para conservação, encadernação e preservação do fundo documental e Livraria Municipal, entre outros espaços.

A Biblioteca Municipal de Meda foi também inaugurada no dia 27 . Foi construída junto da Casa Municipal da Cultura e custou cerca de 1,5 milhões de euros. Possui cerca de 25 mil litros e um acervo de cerca de oito mil, oferecidos por Augusto César de Carvalho, antigo presidente da Câmara e ex-Governador Civil da Guarda. O edifício tem dois pisos, possui sala de leitura de adultos e infantil, espaços para leitura presencial e utilização de computadores, entre outros.

A Biblioteca de Torres Novas , cuja inauguração foi no dia 28, recebeu o nome de Gustavo Pinto Lopes, em homenagem ao fundador da primeira biblioteca-museu de Torres Novas, inaugurada em 1937.

A nova biblioteca municipal, cujo projecto é da autoria de César Ruivo, tem três pisos e engloba o arquivo histórico municipal que deverá ter cerca de sete mil livros e dez mil documentos de diversa tipologia. Pelo edifício estão distribuídas áreas de leitura de adultos, infanto-juvenil, fundo local, mediateca, bebeteca, entre outras, para além de espaços de convívio e de apoio ao utente, cafetaria e um auditório preparado com equipamento de tradução simultânea, com entrada independente da biblioteca.

Sem comentários: