sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Madeira assina protocolo com o Plano Nacional de Leitura

Já é possível a troca de experiências, relativamente a projectos, entre a Madeira e o resto do país , pois foi assinado um protocolo com o Plano Nacional de Leitura. É de realçar que o protocolo apenas formaliza um relacionamento que já existia, segundo explicou o secretário regional da Educação e Cultura. A criatividade regional de projectos como o baú de leitura, ou a figura do animador de biblioteca, que não existe a nível nacional, que fazem parte do Plano Regional de Leitura, estão agora integrados na rede nacional do Plano Nacional de Leitura, cujo objectivo principal é incentivar o gosto pela leitura.

Na prática, esta parceria não significa alterações de fundo quanto aos livros aconselhados, apenas a partilha de boas práticas, experiências e bons projectos. "Abrange acções de formação e todos os concursos que se desentrolam a nível nacional, os nossos alunos podem tambem participar, sublinhou Francisco Fernandes, à margem da cerimónia de assinatura do protocolo.

Na ocasião, Isabel Alçada, comissária do Plano Nacional de Leitura, sublinhou que apesar de ainda não estar concluído o relatório sobre o impacto deste projecto no combate à iliteracia, tem tido uma grande aceitação da parte dos alunos e os resultados esperam-se positivos."Os meninos, mesmo no jardim de infância, já se cololcam em posição para ler e ouvir histórias. São eles que puxam os pais para as zonas de livros nos centros comerciais e nos supermercados", exemplificou, alertando que o contacto com os livros é importante que seja feito o mais cedo possível. "A idade própria para se começar a aproximar o livro das crianças é aos seis meses. Toda a gente pensa que são aos cinco ou seis anos, mas de facto podemos ir ainda mais para trás", frisou, acrescentando que "se as crianças, muito cedo na vida, tiverem o gosto e prazer de serem sentadas ao colo dos adultos, e eles mostrarem-lhes livros, mesmo antes de saberem ler, mostrarem a história, falarem sobre ela, a propósito das imagens, os livros abrir-lhe-ão um mundo de surpresas e de conhecimento", que é importante no seu desenvolvimento pessoal.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira

Sem comentários: