sábado, 20 de setembro de 2008

Região Autónoma da Madeira aposta na promoção da leitura

A Secretaria Regional de Educação e Cultura tem vindo a apostar ao longo dos anos junto da comunidade estudantil. Deste modo, a Direcção Regional dos Assuntos Culturais tem serviços educativos em vários museus, no Arquivo Regional da Madeira, na Biblioteca Pública Regional e ainda na Direcção de Serviços do Património, uma forma de dar apoio aos estudantes que visitam aqueles espaços culturais. Porém, vou destacar algumas acções , a serem tomadas no próximo ano lectivo, e que também visam a promoção da leitura e o aumento da literacia.

Acções:

1. Para o próximo ano lectivo, a Direcção Regional dos Assuntos Culturais tem programada a aquisição de 600 livros que integram vários títulos na área infanto-juvenil, para apoio às actividades lúdico-pedagógicas, dinamizadas pelas escolas.

2. A Direcção Regional de Educação vai continuar a incrementar a leitura, através de projectos. Um deles é o Plano Regional de Leitura que visa promover a prática da leitura, assumindo-a como um factor de desenvolvimento individual e de progresso regional. Este é um projecto que é transversal aos vários níveis de ensino e integra a educação pré-escolar e a animação sócio-cultural, nas escolas a tempo inteiro, e as bibliotecas das restantes escolas. Neste momento, existem 83 animadores socioculturais de bibliotecas. Dada a dimensão curricular, o plano tem ainda como objectivo, a produção de instrumentos reguladores do processo de leitura e promotores de uma leitura eficaz.

3. O projecto baú da leitura terá a sua continuidade, pois tem uma componente de enriquecimento curricular que consiste no empréstimo de livros a várias escolas da Região, desde infantários, escolas do 1.º,2.º e 3.º ciclos do ensino básico públicos e privados. As escolas inscritas neste programa trocam mensalmente baús seleccionados, sendo que depois dinamizam actividades nas escolas.

Fonte : Jornal da Madeira

Sem comentários: