terça-feira, 15 de julho de 2008

Um caso de sucesso numa Biblioteca Virtual

Introdução:

Comecemos por definir a biblioteca virtual "como uma biblioteca sem paredes, estantes ou livros, mas que oferece aosutilizadores os mesmos serviços de uma biblioteca tradicional, auxiliando na pesquisa e direcionando para as fontes de informações. A biblioteca virtual tem , assim, a vantagem de direccionar os utilizadores até às fontes de dados disponíveis no meio virtual e funciona como uma rede mundial, na qual são depositados diversos documentos, livros, trabalhos, etc."

Notícia:

No Estado de São Paulo, a Biblioteca Virtual (BV) surge como um serviço gratuito que o Governo São Paulo oferece a toda a população pela internet. A Biblioteca Virtual foi criada , em 1997, para solucionar as necessidades de informação dos dirigentes e executivos da administração estadual. O êxito tem sido tanto que a BV cresceu e é hoje um importante centro de pesquisa pública, que recebe cerca de 47 mil visitantes mensais, além das solicitações que chegam por telefone ou pelo correio.

Quem não encontra o que procura no site, pode enviar uma mensagem pelo “Fale Conosco”. A partir daí, toda a equipa trabalha na localização da informação, dos sites que contenham tais informações e até descobrem especialistas que possam responder as questões formuladas pelo usuário. A preocupação em atender a solicitação é tamanha, que a equipe chega a telefonar para o usuário para entender melhor a dúvida ou até mesmo para oferecer a resposta. Inclusive, a BV é muito consultada por estudantes que procuram dados para os seus trabalhos escolares.

Se quiser visitar a Biblioteca Virtual do Estado de São Paulo vide : www.bibliotecavirtual.sp.gov.br

Fonte: O Serrano

Sem comentários: