domingo, 27 de julho de 2008

Roteiro bibliotecário à BPR da Madeira

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Em 2003 é instituída oficialmente a Biblioteca Pública Regional da Madeira, que passou a ser beneficiária do Depósito Legal , assemelhando-se nas suas responsabilidades, à Biblioteca Nacional. A BPR apresenta como missão: tratar, conservar e divulgar os seus diferentes acervos de cultura, nomeadamente o acervo bibliográfico do Depósito Legal; preservar e divulgar a língua e cultura portuguesas e promover o livro, a leitura, a informação e o conhecimento.

LOCALIZAÇÃO:

Caminho dos Álamos, nº 35

9020-064 Santo António

Funchal

FUNDO DOCUMENTAL:

A Biblioteca Pública Regional contém neste momento mais de 150 000 documentos. Podemos aplicar à colecção um carácter universalista e generalista. Contudo, pelo facto da BPR ser beneficiária do Depósito Legal está potenciada ,adicionalmente, a característica de pró-especializada em diversas áreas temáticas.

Apenas cerca de 10 % do espólio se encontra disponível em livre acesso. O restante é consultável mediante requisição, salvo se se tratar de obras reservadas (com acesso limitado) ou em processo de restauro.

CURIOSIDADES:

1. A Biblioteca Pública regional tem o seu próprio site e um blog.

2. Disponibiliza o catálogo on-line e um catálogo temático.

3. Mensalmente, apresenta um calendário com as actividades que irão decorrer na instituição, assim como as novidades, em termos de católogo. Permite, com efeito, ao utilizador efectuar uma subscrição (newsletter) a fim de receber via e-mail as novidades.

4. É possível realizar, na BPR, requisições de documentos on-line e fazer o cartão de leitor on-line.

Se ainda não visitou a BPR, espero que esta curta visita virtual tenha aguçado a sua curiosidade e inclua,nos seus passeios, uma passagem pela biblioteca. Vale sempre a pena incluir um roteiro bibliotecário nos seus planos!

Sem comentários: