quarta-feira, 2 de julho de 2008

Produção Científica disponível online (Universidade de Coimbra)

Denomina-se por Estudo Geral , o projecto que reúne conteúdos digitais de natureza científica de autores da Universidade de Coimbra, dando a conhecer trabalhos de pós-graduação e restante produção científica da comunidade universitária e, sempre que possível, disponibilizando o seu texto integral.

O Estudo Geral - Repositório Digital da Produção Científica da Universidade de Coimbra, tem como objectivo aumentar a difusão e acessibilidade aos resultados da investigação científica e da actividade académica da instituição.O repositório, de que agora se lança a semente, crescerá pela iniciativa dos próprios autores, organizados por comunidades correspondentes às várias disciplinas científicas. Ao dar este passo, a Universidade de Coimbra pretende aumentar a sua presença na rede informática mundial, tornando-se cada vez mais, e também por essa via, um emissor de conhecimento e cultura.Em ligação com esta base de dados, está a ser criada uma outra, contendo digitalização de obras antigas.

Desde 2007 que é também possível aceder através de uma base de dados online aos títulos do acervo bibliográfico da Universidade de Coimbra, com mais de 2,5 milhões de exemplares nas suas cerca de 80 bibliotecas.

Este projecto foi desenvolvido pelo SIBUC, no contexto da reorganização e reestruturação das bibliotecas da Universidade de Coimbra, e conta com a colaboração do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade (que reúne quase todos os centros de investigação da instituição) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para além da colaboração institucional das várias Faculdades.

Estudo Geral é um nome recuperado da designação inicial da Universidade de Coimbra, aquando da sua fundação, em 1290.O Estudo Geral insere-se no movimento de Acesso Livre à Literatura Científica (Open Access) e utiliza o software de utilização livre DSpace, desenvolvido conjuntamente pelo MIT e a HP.

Para aceder: http://estudogeral.sib.uc.pt

Sem comentários: