terça-feira, 1 de julho de 2008

Criação de uma nova biblioteca apoiada por Martins Sarmento

A criação de uma fundação da Sociedade Martins Sarmento, implicará projecto -uma nova biblioteca. Na verdade, irá proceder-se à reconversão de uma das salas do edifício-sede da Sociedade Martins Sarmento (SMS), em Guimarães, numa ampla biblioteca. Esta reunirá os seus cem mil títulos dos séculos XV e XIX.
É de realçar que será o primeiro projecto a executar pelo novo presidente Amaro das Neves, já a contar com os apoios do novo parceiro de gestão, o Estado.“A SMS iniciou a sua actividade em prol da cultura popular e da cultura vimaranense há 127 anos, e, finalmente, será agora possível dar azo a uma série de projectos e dar continuidade a outros que tiveram que ser suspensos por falta de verbas”, explicou o responsável da instituição.

Amaro das Neves sublinhou, todavia, a importância das parcerias obtidas até ao momento com a autarquia vimaranense e com a Universidade do Minho, à qual se junta agora o Ministério da Cultura, para dar continuidade ao seu trabalho, entre o qual se destaca o Castro de Citânia de Briteiros.Com a criação de uma fundação gestora da SMS, e tendo como novo parceiro o Estado - a instituição prevê um aumento exponencial das verbas para trabalhar. Amaro das Neves indicou que, pelo menos, já está em Orçamento de Estado, uma verba na ordem dos 200 mil euros para a SMS. Um apoio, aliás, que passará a ter carácter anual, com esta fundação de quatro parceiros. "O nosso objectivo é continuar a promover a cultura popular e todo o património da sociedade”, indicou o responsável da instituição.“E a população vimaranense não tem que temer esta fundação, porque mesmo se ela for extinta, a SMS não perderá nunca os seus bens patrimoniais, imóveis, colecções museológicas, bibliográficas e arquivísticas”, esclareceu Amaro das Neves.

Fonte: Correio do Minho

Sem comentários: