quarta-feira, 11 de junho de 2008

Digitalização da Biblioteca de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa (1888-1935) destaca-se como um dos maiores poetas da Literatura Portuguesa. Para perpetuar a sua memória foi criada a biblioteca da Casa Fernando Pessoa , a única biblioteca pública especializada em poesia em Portugal. A instituição "procura promover a divulgação da obra de Fernando Pessoa estimulando o gosto pela Poesia, assegurando o tratamento e conservação do espólio do poeta, apoiando as edições e publicações que divulguem a sua obra e a poesia e, finalmente, dar a conhecer a obra de Fernando Pessoa a nível internacional".
Infelizmente, Fernando Pessoa não tem tido o reconhecimento merecido. Não se trata de um jogador de futebol, porquê o espanto?
Concordo com Inês Pedrosa: "o Governo não tem até agora demonstrado qualquer interesse na promoção de Fernando Pessoa".
Contudo, nem tudo são más notícias! Se não contarmos com a generosidade de algumas pessoas e esperarmos por incentivos (financeiros e outros) do Estado, a cultura vai ser empacotada num velho caixote cheio de pó. Sendo assim, a propósito dos 120 anos do nascimento do poeta, uma equipa de investigadores de várias nacionalidades, coordenada pelo Prof. Doutor Jerónimo Pizarro, ofereceu-se para proceder, a título completamente gratuito, à digitalização da Biblioteca de Fernando Pessoa ( o tesouro da Casa), porque Pessoa tinha o hábito de escrever a lápis nos livros que ia lendo. Esta digitalização nunca tinha sido possível porque o orçamento pedido pela Biblioteca Nacional para o realizar era incomportável. A digitalização já foi iniciada através de scanners e máquinas fotográficas dos próprios investigadores. É de realçar que o Prof. Dr. Jerónimo Pizarro responsabilizou-se ainda gratuitamente pela organização de um ciclo de conferências, «Fernando Pessoa, O Guardador de Papéis», que decorrem na Casa todas as quartas feiras do mês de Junho e a primeira de Julho, às 18h30.
Mais informações vide: O Figueirense

Sem comentários: