sábado, 24 de maio de 2008

A maior colecção de Bíblias de Gutenberg


O museu Morgan de Nova York expõe os seus três exemplares do pai da imprensa. De facto, as três biblias impressas por Johannes Gutenberg no século XV e o livro de orações de Claudia de Valois (criado em 1517 para a sua coroação como rainha de França) brilharão nas duas novas exposicões da Biblioteca e Museu Morgan de Nova York.
A exposição intitula-se - Três Bíblias de Gutenberg e estará presente até ao dia 28 de Setembro, enquanto que o livro de orações da rainha francesa (1499-1524) faz parte da exposição permanente, como nova aquisição da prestigiada instituição de Nova Yorkina.

"Somos o único lugar do mundo que tem três destas bíblias ao mesmo tempo", proferiu o comissrio da amostra, John Bidwell, enquanto que o director do Museu Morgan, William Griswold, mencionou que se sentiam "muito afortunados por terem reunido esta coleccão inigualável do grande trabalho que Gutenberg realizou ".

Cada uma das três cópias tem uma história especial que elucida sobre o desenho e a produção deste famoso livro", acrescentou Griswold. O comisario da amostra esclareceu que "estas bíblias foram impressas muitos anos antes do descobrimento de América e representam o livro mais importante de Ocidente".
Para mais informações vide o artigo publicado no EL Pais

Sem comentários: