quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro e dos Direito de Autor na RAM

No âmbito das comemorações do dia Mundial do Livro, a Região Autónoma da Madeira (RAM) proporciona alguns momentos de lazer que concomitantemente visam a promoção do livro e da leitura. Passo, assim, a referenciar algumas das iniciativas:
A Coordenação do Projecto Baú de Leitura, da iniciativa da Direcção Regional de Educação, celebra o Dia Mundial do Livro em parceria com a FNAC/Madeira. Hoje, pelas 14h30, no Fórum FNAC – Madeira Shopping inicia-se um programa que contará com várias comunicações relacionadas com a efeméride, da responsabilidade do escritor João Carlos Abreu; do Administrador da FNAC-Madeira, Júlio Oliveira; da Subdirectora Regional de Educação, Margarida Pocinho, e do Coordenador do Projecto “Do Berço às Letras”, Armando Correia. Destaca-se também o facto de os alunos finalistas do Triatlo Literário receberem prémios e, na sequência do acto, declamarem textos alusivos à promoção do gosto pela leitura. para visualizar o programa aceda a :http://www.madeira-edu.pt/.
A Biblioteca Pública Regional da Madeira marca a presente data com a hora do conto (10.00h), proporcionando o encontro entre o jornalista/ escritor Octaviano Correia e os alunos da escola do Caniço e Boliqueime.
Em Câmara de Lobos, as comemorações do dia do Livro começaram no dia 21 com a abertura da II Feira do Livro. Uma iniciativa organizada pela autarquia camaralobense, com o apoio da Biblioteca Municipal e do centro Cívico do Estreito. A feira pode ser visitada até 27 de abril no átrio do Centro Cívico do Estreito. Durante toda a semana o local já referido será palco de diversas actividades: espectáculos de animação infantil, visitas guiadas à feira e encontros com escritores (Diana Pimentel, António Barroso Cruz, Isabel Fagundes e João Coutinho).
No Café do Museu (situado no Museu de Arte Sacra , junto à Praça do Munícipio-Funchal) assinala-se o Dia Mundial do livro com uma campanha de troca de livros usados. Entre as 15 e e as 2 da madrugada todos os interessados podem levar os seus livros e trocá-los , começando assim novas aventuras nas páginas de uma outra obra. Se a iniciativa for um sucesso será para repetir todos os meses ao sabádo, no espaço já referido.

Sem comentários: