terça-feira, 29 de abril de 2008

Abertura de novas portas para a leitura

Com a inauguração de bibliotecas públicas abrem-se novas portas para a leitura, cultura e lazer . Trata-se de um investimento louvável, pois a população portuguesa carece de novos espaços de cultura, estudo e pesquisa . Estes espaços normalmente revelam uma arquitectura exterior/interior moderna e atraente, e esperemos que motive o público para o enriquecimento da sua cultura geral .

A nova Biblioteca Municipal de Silves foi inaugurada a 23 de Abril, em edifício localizado na Praça Al'Muthamid. A biblioteca foi projectada pela Arq. Margarida Simões Gomes e vem substituir a antiga, instalada no velho Torreão das Portas da Cidade. Trata-se da 160ª biblioteca a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. O Município de Silves contou com o apoio técnico e financeiro do Ministério da Cultura / Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, na construção e instalação da biblioteca. A colecção da biblioteca compreende cerca de 40 000 documentos, entre livros, jornais, revistas, CD e DVD.

Foi inaugurada no passado dia 25 de Abril a nova Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova. Trata-se de um edifício construído de raiz, projectado pelo Arq. José Fernando Oliveira, com cerca de 900 m2 de área bruta. A biblioteca apresenta espaços divididos para adultos, crianças e jovens, cafetaria e auditório. Está equipada tecnologicamente e cede aos visitantes dez mil títulos, entre livros, DVD ou CD.

A cidade da Horta, celebrou o dia Mundial do Livro e do Direito de Autor com a inauguração, de uma nova Biblioteca Pública e Arquivo. Um investimento de seis milhões de euros que o presidente do Governo Regional pretende que tenha uma “intensiva utilização”. O governante adiantou que é objectivo do Governo açoriano, com investimentos como este, “incutir hábitos de leitura nas crianças e nos jovens”, apoiar a educação formal e informal e “facultar o conhecimento”.
O novo espaço agora inaugurado inclui biblioteca para adultos, jovens e crianças, ludoteca, acesso à Internet, auditório, Loja da Cultura, salas de exposições, anfiteatro ao ar livre e sala polivalente.

Sem comentários: